Os aplicativos que se registram ou solicitam informações do Nsure Audit são representados no eDirectory por um objeto Aplicativo. Os objetos Aplicativo armazenam as informações que o servidor de registro necessita para autenticar aplicativos de registro. Eles também identificam quais usuários possuem direitos para monitorar os eventos do aplicativo e armazenam o esquema de registro do aplicativo.
OBSERVAÇÃO: Para obter mais informações sobre o processo de autenticação e monitoração dos eventos de um aplicativo, consulte o Novell Nsure Audit Administration Guide (Guia de administração do Novell Nsure Audit).
Além de facilitar a monitoração e autenticação do sistema, os objetos Aplicativo armazenam o esquema de registro do aplicativo. O esquema de registro cataloga os eventos que podem ser registrados para um determinado aplicativo. Para obter mais informações, consulte Arquivos do esquema de registro.
Os objetos Aplicativo só podem ser criados nos containers Application. Os containers Application fornecem um ponto de referência por meio do qual o servidor de registro pode localizar objetos Aplicativo. Na inicialização, o servidor de registro explora sua lista de containers Application e carrega as configurações do objeto Aplicativo incluídas na memória, a partir da qual ele poderá acessar rapidamente as informações durante a autenticação de aplicativos.
O container Application, localizado nos Serviços de registro, é criado automaticamente durante a instalação; contudo, containers Application adicionais podem ser criados em qualquer lugar da árvore.
IMPORTANTE: O servidor de registro só carrega as configurações do objeto Aplicativo que estão localizadas em containers Application suportados. Portanto, se você criar um novo container Application ou um novo objeto Aplicativo, deverá verificar se o container Application está incluído na lista de containers Application do servidor de registro.
Os objetos Aplicativo são criados automaticamente quando um aplicativo habilitado pelo Nsure Audit é instalado em sua árvore.
OBSERVAÇÃO: Os objetos Aplicativo para as Instrumentações do NetWare e do eDirectory são criados automaticamente quando o Novell Nsure Audit é instalado.
Se necessário, os objetos Aplicativo também podem ser adicionados manualmente à árvore por meio da tela Aplicativos de registro na tarefa Configuração do servidor do servidor de registro. Se você criar manualmente o objeto Aplicativo, deverá possuir o Identificador de aplicativos do produto e o ID do aplicativo. Essas informações estão disponíveis na documentação do produto e no arquivo Esquema de registro do produto.
Para criar um novo objeto Aplicativo:
Na lista Container, marque a caixa de seleção ao lado do container Application no qual você deseja criar o objeto Aplicativo. Se o container que você deseja usar não estiver relacionado, será possível adicionar o container Application.
Clique em Novo aplicativo. O menu Novo aplicativo de registro é exibido.
Digite um nome para o objeto no campo Nome do aplicativo de registros e digite o caminho para o arquivo do esquema de registro (.lsc).
Clique em OK para criar o objeto Aplicativo.
Depois que o objeto Aplicativo for criado, você deve configurar o objeto.
É possível configurar objetos Aplicativo a partir da tela Aplicativos de registro na tarefa Configuração do servidor do servidor de registro.
Para configurar um objeto Aplicativo:
Na lista Container, marque a caixa de seleção ao lado do objeto Aplicativo que você deseja configurar. Se o objeto Aplicativo não estiver visível, clique no ícone “mais” ao lado do container Application do objeto para expandir a lista de objetos.
Clique em Editar aplicativo. É exibido o menu Modificar objeto para esse aplicativo.
Menu Modificar objeto |
||
Configuração |
|
|
|
Identificador de aplicativos |
O nome que o aplicativo de registro usa para se identificar no servidor de registro. O Identificador de aplicativos é armazenado na certificação do aplicativo. O Identificador de aplicativos também faz parte da string Componente para todos os eventos registrados a partir do aplicativo atual. Para obter mais informações, consulte Estrutura de eventos. Esse campo será preenchido automaticamente quando o objeto Aplicativo for criado durante a instalação. Se você criar manualmente o objeto Aplicativo, será possível localizar o Identificador de aplicativos no arquivo Esquema de registro do aplicativo. Para obter mais informações, consulte Arquivos do esquema de registro.
|
|
ID de aplicativo |
O valor hexadecimal de quatro dígitos atribuído ao aplicativo atual. Todos os IDs de aplicativos são atribuídos por meio do Suporte ao Desenvolvedor da Novell e mantidos no registro central do Nsure Audit. O ID de aplicativo também faz parte do ID de evento para todos os eventos registrados do aplicativo atual. Para obter mais informações, consulte Estrutura de eventos. Esse campo será preenchido automaticamente quando o objeto Aplicativo for criado durante a instalação. Se você criar manualmente o objeto Aplicativo, será possível localizar o ID de aplicativo no arquivo Esquema de registro do aplicativo. Para obter mais informações, consulte Arquivos do esquema de registro. OBSERVAÇÃO: O servidor de registro usa o ID de aplicativo para gerenciar o Controle de acesso. Os usuários designados no campo Controle de acesso podem monitorar todos os eventos que contiverem esse ID de aplicativo.
|
Os usuários que possuem direitos para monitorar os eventos do aplicativo atual. Para obter mais informações, consulte o Novell Nsure Audit Administration Guide (Guia de administração do Novell Nsure Audit). Clique no botão Seletor de objeto
|
||
Por padrão, todos os objetos Aplicativo estão habilitados. Isso significa que o servidor de registro carrega a configuração do objeto Aplicativo na memória durante a inicialização. Se o objeto Aplicativo estiver desabilitado, o servidor de registro não carregará a configuração desse objeto na inicialização. IMPORTANTE: O objeto Aplicativo deve estar localizado em um container Application suportado para que o servidor de registro o localize.
|
Ao concluir a modificação do objeto Aplicativo, clique em OK.
IMPORTANTE: O servidor de registro carrega as configurações do objeto Aplicativo de seus containers Application suportados durante a inicialização. Portanto, se você modificar um objeto Aplicativo, deverá reiniciar o servidor de registro para que as mudanças sejam validadas. Para obter informações sobre como reiniciar o servidor de registro, consulte o Novell Nsure Audit Administration Guide (Guia de administração do Novell Nsure Audit).
Para obter mais informações sobre os containers Application, consulte Adicionando ou removendo containers Application.
Para obter mais informações sobre o servidor de registro, consulte Configurando o Servidor de registro seguro.
Para obter mais informações sobre o uso do Nsure Audit, consulte a ajuda do Nsure Audit.
Um símbolo de marca registrada (®, TM, etc.) indica uma marca registrada da Novell. Um asterisco (*) indica uma marca registrada de terceiros. Para obter mais informações sobre marcas registradas, consulte Informações legais.