Help banner

Criando e configurando objetos Notificação

O Nsure Audit fornece dois tipos de notificação de eventos:

A notificação filtrada o informa você quando um evento específico ocorreu; a notificação de heartbeat informa você quando um evento não ocorreu.

Como indica o próprio nome, os Filtros de notificação filtram eventos específicos a partir do fluxo de eventos de entrada. Em seguida, os eventos filtrados são roteados para um ou mais drivers de canal, onde eles podem ser registrados em um banco de dados, roteados para um aplicativo Java ou sistema de gerenciamento SNMP ou transmitidos para um administrador via SMTP. Em alguns casos, os eventos filtrados podem ser direcionados ao canal CVR para acionar uma política de redefinição.

Os objetos Heartbeat monitoram o fluxo de eventos de entrada para detectar a ocorrência de um ID de evento específico. Se o evento não ocorrer dentro do intervalo designado, o servidor de registro gerará um evento de heartbeat (ID do evento 0001001). Esse evento é automaticamente registrado no armazenamento central de dados. Entretanto, se você quiser receber uma notificação sobre a não ocorrência de um determinado evento, deverá criar um Filtro de notificação para o evento de heartbeat correspondente.

As notificações de heartbeat e filtradas são configuradas no eDirectory por meio dos objetos Filtro de notificação e Heartbeat. Esses objetos definem o critério dos eventos e designam quais os objetos Canal devem ser usados para fornecer a notificação de eventos.

Os objetos Notificação só podem ser criados nos containers Notification. Os containers Notification fornecem um ponto de referência através do qual o servidor de registro pode localizar objetos Notificação. Na inicialização, o servidor de registro explora sua lista de containers Notification suportados e carrega as configurações do objeto Notificação incluídas na memória para que elas possam ser usadas para filtrar eventos e fornecer notificações de eventos.

O container Notification, localizado nos Serviços de registro, é criado automaticamente durante a instalação; contudo, containers Notification podem ser criados em qualquer lugar da árvore.

IMPORTANTE: O servidor de registro só carrega as configurações do objeto Notificação que estão localizados em containers Notification suportados. Portanto, se você criar um novo container Notification ou um novo objeto Notificação, deverá verificar se o container Notification está incluído na lista do container Notification do servidor de registro.

 

Criando objetos Notificação

Para definir o critério de eventos, você deve conhecer a estrutura de eventos. Todos os eventos possuem um conjunto de campos fixos. Como a estrutura de campos é consistente para todos os eventos, o servidor de registro pode usar esses campos para filtrar eventos. Ao definir um objeto Notificação, você especifica um valor para um determinado campo de evento. Para restringir os resultados a serem obtidos, você pode definir valores para campos de eventos múltiplos. Usando os operadores padrão “e”, “ou” e “não”, você pode definir até 15 condições para os eventos.

OBSERVAÇÃO: Para obter mais informações sobre os campos de eventos, consulte Estrutura de eventos.

Depois de definir o critério de eventos, você deve selecionar um canal de notificação. Os canais de notificação são os objetos Canal que o servidor de registro usa para fornecer notificações de evento. Por exemplo, se você quiser enviar eventos de e-mail para sua caixa de correio, deverá selecionar um objeto Canal SMTP que esteja configurado para retransmitir eventos para seu endereço de e-mail. Da mesma maneira, se você quiser registrar eventos em um banco de dados MySQL, deverá selecionar um objeto Canal MySQL que esteja configurado para gravar eventos na tabela e no banco de dados corretos. É possível definir diversos canais de notificação para qualquer objeto Notificação específico.

Para criar um novo objeto Notificação:

  1. Na lista Container, marque a caixa de seleção ao lado do container Notification no qual deseja criar o objeto Notificação. Se o container que você deseja usar não estiver relacionado, será possível adicionar o container Notification.

  2. Clique em Nova notificação. O menu Nova notificação é exibido.

  3. No campo Nome da notificação, digite um nome para o objeto.

  4. Selecione Notificação de heartbeat ou Notificação.

  5. Clique em OK para criar o objeto Notificação.

Depois que o objeto Notificação for criado, você deve configurar o objeto.

 

Configurando objetos Notificação  

É possível configurar objetos Notificação a partir da guia Notificações na tarefa Configuração do servidor do servidor de registro.

Para configurar um objeto Notificação:

  1. Na lista Container, marque a caixa de seleção ao lado do objeto Notificação que deseja configurar. Se o objeto Notificação não estiver visível, clique no ícone “mais” ao lado do container Notification do objeto para expandir a lista de objetos.

  2. Clique em Editar notificação. O menu Modificar objeto é exibido.

Menu Modificar objeto

Descrição

Esse campo permite digitar a descrição e qualquer explicação necessária para o Filtro de notificação.

O limite do campo é de 255 caracteres.

OBSERVAÇÃO: As informações desse campo serão retornadas se alguém usar a variável de evento SE. Para obter mais informações, consulte Variáveis do campo de eventos.

 

Regra

A Regra define o critério do filtro.

 

Campo de eventos

O campo de eventos no qual o servidor de registro filtra os eventos.

Todos os eventos possuem um conjunto de campos fixos. Como a estrutura de campos é consistente para todos os eventos, o servidor de registro pode usar esses campos para filtrar eventos. Para obter mais informações, consulte Estrutura de eventos.

 

Condição

A condição de acordo com qual o servidor de registro aplica o Valor para o Campo de eventos.

Dependendo do Campo de eventos, você deve selecionar as seguintes condições na caixa da lista suspensa:

  • correspondentes

  • menor do que

  • maior do que

  • está entre

  • contém

 

Valor

Um valor específico para o Campo de eventos designado que o servidor de registro utiliza para filtrar eventos.

O servidor de registro aplica o valor para o Campo de eventos designado nas condições definidas. Se um evento corresponder ao critério, ele será enviado para o canal de notificação designado.

 

Operador

Para restringir os resultados do filtro, você pode definir valores para campos de eventos múltiplos. Usando os operadores padrão “e”, “ou” e “não”, você pode definir até 15 condições para os eventos.

As condições são cumulativas, ou seja, o servidor de registro aplica o primeiro operador, depois o segundo, em seguida o terceiro etc. para restringir progressivamente os resultados.

 

Canais Notificação

Os objetos Canal que o servidor de registro usa para fornecer notificação de eventos. É possível definir diversos canais de notificação para qualquer objeto Filtro específico.

Clique no botão Pesquisar para selecionar os objetos Canal na árvore.

 

Status

Por padrão, todos os objetos Notificação estão habilitados. Isso significa que o servidor de registro carrega a configuração do objeto Notificação na memória durante a inicialização.

Se o objeto Notificação estiver desabilitado, o servidor de registro não carregará a configuração desse objeto na inicialização.

IMPORTANTE: O objeto Notificação deve estar localizado em um container Notification suportado para que o servidor de registro o localize.

 

  1. Ao concluir a modificação do objeto Notificação, clique em OK.

IMPORTANTE: O servidor de registro carrega as configurações do objeto Notificação de seus respectivos containers Notification suportados durante a inicialização. Portanto, se você modificar um objeto Notificação, deverá reiniciar o servidor de registro para que as mudanças sejam validadas. Para obter informações sobre como reiniciar o servidor de registro, consulte o Novell Nsure Audit Administration Guide (Guia de administração do Novell Nsure Audit).

Para obter mais informações sobre os containers Notification, consulte Adicionando ou removendo containers Notification.

Para obter mais informações sobre o servidor de registro, consulte Configurando o Servidor de registro seguro.

Para obter mais informações sobre o uso do Nsure Audit, consulte a ajuda do Nsure Audit.

Um símbolo de marca registrada (®, TM, etc.) indica uma marca registrada da Novell. Um asterisco (*) indica uma marca registrada de terceiros. Para obter mais informações sobre marcas registradas, consulte Informações legais.