Help banner

Configuração de consultas - Bancos de dados

A tela Banco de dados permite criar, editar e apagar definições de bancos de dados.

Criando definições de bancos de dados

Para que você possa consultar um banco de dados, o iManager precisa conhecer o local em que o armazenamento de dados se encontra e saber como se comunicar com o banco de dados. Essas informações estão armazenadas na definição do banco de dados. Cada banco de dados que você deseja consultar deve apresentar a sua própria definição de banco de dados no iManager.

IMPORTANTE: As definições de bancos de dados criadas são armazenadas no objeto Usuário que você utiliza para efetuar login no iManager. Portanto, não disponíveis a outros usuários no sistema.

Para criar uma definição de banco de dados,

  1. Clique em Novo.

  2. Defina as opções do banco de dados. Para obter informações sobre essas opções, consulte a tabela a seguir.

  3. Ao concluir, clique em OK.

A nova definição de banco de dados é exibida na lista Nome do banco de dados.

Opção de tabela

Descrição

Nome

O nome que você deseja utilizar para fazer referência a esse banco de dados.

Esse nome é exibido na lista Nome do banco de dados.

 

Classe JDBC

O nome do driver JDBC que o iManager utiliza para se comunicar com o banco de dados MySQL.

É possível utilizar qualquer driver MySQL compatível com JDBC. Entretanto, o driver que acompanha o iManager é com.mysql.jdbc.Driver

OBSERVAÇÃO: O nome do driver faz distinção entre maiúsculas e minúsculas.

IMPORTANTE: O driver JDBC deve estar localizado no caminho de classe do iManager. No NetWare, esse caminho pode ser sys:\tomcat\4\common\lib.

 

Host

O endereço IP ou o nome de host do servidor de banco de dados.

O endereço IP ou o nome de host deve ser digitado no seguinte formato:

jdbc:mysql://endereço_ip

OBSERVAÇÃO: “jdbc:mysql://” indica o protocolo de comunicação que o iManager utiliza para se conectar com o servidor de banco de dados.

 

Porta

A porta MySQL na qual o iManager se conecta ao servidor de banco de dados.

Se esse campo permanecer em branco, o iManager utilizará a designação de porta MySQL padrão, 3306.

 

Banco de dados

O nome do banco de dados consultado pelo iManager.

No Nsure Audit, os nomes de bancos de dados são definidos em objetos Canal MySQL. O nome de banco de dados padrão é “naudit”.

OBSERVAÇÃO: Se você tiver vários objetos Canal MySQL, deverá criar uma definição de banco de dados separada para cada armazenamento de dados MySQL.

 

Tabela

O nome da tabela consultada pelo iManager.

No Nsure Audit, os nomes de tabelas são definidos em objetos Canal MySQL. O nome de tabela padrão é “log”.

OBSERVAÇÃO: Se você tiver vários objetos Canal MySQL, deverá criar uma definição de banco de dados separada para cada armazenamento de dados MySQL.

 

Nome do usuário

O nome de usuário que o iManager utiliza para fazer a autenticação no banco de dados.

OBSERVAÇÃO: Por padrão, o MySQL é instalado no Modo seguro no NetWare 6.5. O nome de usuário padrão para o armazenamento de dados do NetWare 6.5 é “auditusr”. (Esse padrão pode ser mudado durante a instalação do Novell Nsure Audit.) Essa conta possui todos os privilégios para o banco de dados padrão (naudit) e pode efetuar login a partir de qualquer endereço IP.

IMPORTANTE: No Modo seguro, a conta administrativa padrão do MySQL, Raiz, só possui direitos para efetuar login no servidor de banco de dados. Portanto, se o MySQL estiver sendo executado no Modo seguro e você quiser que o servidor de registro utilize a conta Raiz para efetuar login no banco de dados, o MySQL e o Servidor de registro seguro devem estar localizados no mesmo servidor e você deverá especificar um endereço de loopback ("127.0.0.1" ou "host local") no campo Endereço.

 

Senha

A senha que o servidor de registro utiliza para ser autenticado no banco de dados.

OBSERVAÇÃO: A senha padrão para o armazenamento de dados do NetWare 6.5 é “auditpwd”. (Esse padrão pode ser mudado durante a instalação do Novell Nsure Audit.)

 

Armazenar senha

Armazena a senha que o servidor de registro utiliza para ser autenticado no banco de dados.

Isso permite que o iManager efetue login automaticamente no banco de dados. Se você não marcar a opção Armazenar senha, terá que digitar a senha sempre que executar uma consulta no banco de dados atual.

 

Editando definições de bancos de dados

Para modificar uma definição de banco de dados existente,

  1. Marque o banco de dados que você deseja modificar.

  2. Clique em Editar.

  3. Modifique as opções do banco de dados. Para obter informações sobre essas opções, consulte a tabela acima.

  4. Ao concluir, clique em OK.

 

Apagando definições de bancos de dados

Para apagar uma definição de banco de dados existente, marque a caixa de seleção ao lado do nome do banco de dados e clique em Apagar. A definição de banco de dados é removida da lista Nome do banco de dados.

OBSERVAÇÃO: A exclusão de uma definição de banco de dados não afeta o banco de dados em si. Ela apenas o remove da lista Banco de dados da tarefa Configuração de consultas, fazendo com que o iManager não possa mais consultá-lo.

Para obter mais informações sobre consultas, consulte Criando, editando e apagando consultas, Executando consultas ou Exportando resultados de consultas.

Para obter mais informações sobre o uso do Nsure Audit, consulte a ajuda do Nsure Audit.

Um símbolo de marca registrada (®, TM, etc.) indica uma marca registrada da Novell. Um asterisco (*) indica uma marca registrada de terceiros. Para obter mais informações sobre marcas registradas, consulte Informações legais.