É possível criar dois tipos de consultas no iManager: consultas manuais e consultas gravadas. As consultas manuais são apenas consultas que não foram gravadas e que são executadas somente uma vez. As consultas gravadas são relacionadas na lista Consulta e podem ser executadas várias vezes para diferentes bancos de dados.
IMPORTANTE: As consultas gravadas são armazenadas no objeto Usuário que você utiliza para efetuar login no iManager. Portanto, não disponíveis a outros usuários no sistema.
Para criar uma consulta Manual no iManager,
Clique em Consulta manual.
Selecione o banco de dados que você deseja consultar.
Para obter informações sobre como definir os bancos de dados disponíveis, consulte Criando definições de bancos de dados.
No campo Nome, digite o nome que você deseja exibir no título dos resultados da consulta.
Defina a instrução de consulta na janela Consulta.
Para obter informações básicas sobre como criar consultas SQL, consulte o Novell Nsure Audit Administration Guide (Guia de administração do Novell Nsure Audit).
DICA: Não é necessário incluir uma cláusula FROM na instrução de consulta. O iManager constrói essa cláusula dinamicamente utilizando a tabela especificada na definição de banco de dados selecionada ao executar a consulta. Entretanto, se a instrução de consulta incluir uma cláusula FROM, o iManager consultará a tabela definida nessa instrução. Para obter informações básicas sobre como criar instruções de consulta SQL, consulte o Novell Nsure Audit Administration Guide (Guia de administração do Novell Nsure Audit).
Clique em Executar consulta para executar a consulta.
Para criar uma Consulta gravada no iManager,
Clique em Novo.
No campo Nome, digite o nome que você deseja utilizar para fazer referência a essa consulta.
O nome da consulta é exibido na lista Consulta e no título dos resultados da consulta.
Defina a instrução da consulta.
Crie a consulta utilizando o Criador de consultas.
ou
Grave a instrução da consulta na janela Instrução SQL da Consulta.
Para obter informações básicas sobre como criar consultas SQL, consulte o Novell Nsure Audit Administration Guide (Guia de administração do Novell Nsure Audit)..
DICA: Não é necessário incluir uma cláusula FROM na instrução de consulta. O iManager constrói essa cláusula dinamicamente utilizando a tabela especificada na definição de banco de dados selecionada ao executar a consulta. Entretanto, se a instrução de consulta incluir uma cláusula FROM, o iManager consultará a tabela definida nessa instrução. Para obter informações básicas sobre como criar instruções de consulta SQL, consulte o Novell Nsure Audit Administration Guide (Guia de administração do Novell Nsure Audit).
Marque Traduzir títulos de colunas se você quiser rotular os cabeçalhos das colunas na tela de resultados da consulta com os títulos dos campos definidos no esquema de registro.
Convém marcar essa opção apenas para consultas que retornam um tipo de evento. Se você marcar essa opção para consultas que retornam vários tipos de eventos, o Nsure Audit Report rotulará os cabeçalhos de colunas com os títulos de campos a partir do último evento retornado na consulta.
IMPORTANTE: Para que essa opção funcione, é necessário importar o esquema de registro de cada aplicativo. Para obter informações, consulte Adicionando eventos de produtos.
Ao concluir, clique em OK.
A consulta é exibida na lista Consulta.
Se você não estiver familiarizado com a linguagem de consultas SQL, poderá utilizar o Criador de consultas para ajudá-lo a definir consultas gravadas básicas. O Criador de consultas simplifica o processo de criação de uma consulta permitindo escolher entre listas de parâmetros predefinidos. Em seguida, o Criador de consultas constrói a instrução de consulta a partir dos parâmetros selecionados.
Como o Criador de consultas só pode fornecer um conjunto limitado de parâmetros, as consultas que ele cria são muito simples. Entretanto, ele oferece a maneira mais fácil de criar consultas gravadas, além de ser capaz de criar a maioria das consultas de nível básico.
As informações a seguir fornecem uma descrição das opções do Criador de consultas.
Opção de consulta |
Descrição |
Campo de eventos |
O campo de evento que você deseja consultar. Para obter mais informações sobre os campos de eventos, consulte Estrutura de eventos.
|
Condição |
A condição de acordo com qual o servidor de registro aplica o Valor para o Campo de eventos. Dependendo do Campo de eventos, você deve selecionar as seguintes condições na caixa da lista suspensa:
|
Valor |
O valor do campo de eventos designado. A instrução de consulta aplica o valor para o Campo de eventos designado de acordo com as condições definidas. Se um evento corresponder aos critérios, ele será retornado nos resultados da consulta.
|
Operador |
Para restringir os resultados da pesquisa, você pode definir valores para diversos campos de eventos. Com os operadores padrão “e” e “ou”, é possível definir diversas condições de eventos. O operador “concluído” indica o final da instrução de consulta. As condições são cumulativas, ou seja, o servidor de registro aplica o primeiro operador, depois o segundo, em seguida o terceiro etc. para restringir progressivamente os resultados.
|
Setas |
A seta para baixo move a consulta para baixo na janela Instrução SQL da consulta. O iManager constrói uma instrução de consulta SQL a partir dos parâmetros definidos no Criador de consultas. A seta para cima move uma instrução de consulta SQL a partir da janela Instrução SQL da consulta até o Criador de consultas. Se a instrução de consulta incluir cláusulas externas ao escopo do Criador de consultas, o iManager retornará o erro A instrução SQL é muito complexa para utilizar o construtor. |
Você pode editar qualquer consulta gravada, incluindo as consultas predefinidas fornecidas com o iManager. Para editar uma consulta gravada:
Marque a caixa de seleção ao lado da consulta que deseja editar.
Clique em Editar.
A tela Editar consulta é exibida.
Faça as modificações desejadas nos campos da consulta. Para obter mais informações sobre esses campos, consulte a seção Criando consultas gravadas acima.
Ao concluir, clique em OK.
Para apagar uma consulta gravada, marque a caixa de seleção ao lado do nome da consulta e clique em Apagar. A consulta é removida da lista Consulta.
Para obter informações adicionais, consulte Executando consultas, Exportando resultados de consultas ou Imprimindo resultados de consultas.
Para obter mais informações sobre o uso do Nsure Audit, consulte a ajuda do Nsure Audit.
Um símbolo de marca registrada (®, TM, etc.) indica uma marca registrada da Novell. Um asterisco (*) indica uma marca registrada de terceiros. Para obter mais informações sobre marcas registradas, consulte Informações legais.